Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade médico-dentária que visa o controlo e correcção precoce dos desvios da normalidade da dentição e ortognáticos.

A experiência do odontopediatra com crianças faz com que elas se sintam confiantes, relaxadas e que não vejam a ida à consulta de medicina dentária como um acto traumático.

 

 

A dentição decídua (ou de leite) apesar de ser temporária é igualmente importante como a definitiva porque vai permitir um correcto desenvolvimento da morfologia da face, manutenção do espaço para os dentes definitivos e permite a correcta mastigação dos alimentos. A parte estética também é um factor a ter em conta no desenvolvimento da auto-estima da criança.

 

A primeira visita ao médico dentista por parte das crianças deve ocorrer ainda antes da erupção dos primeiros dentes decíduos, para que os pais sejam informados sobre os vários factores que influenciam a normal erupção dentária. Desta forma, uma visita antes dos 6meses ou mesmo antes do parto é essencial para evitar hábitos nocivos para a dentição, tais como o uso da chupeta e do biberão e para ensinar quais os cuidados de higiene oral que deverão ter com a criança.

 

A Dentição Decídua

 

A dentição decídua começa a formar-se durante a vida intra-uterina do bebé, no primeiro trimestre da gravidez. No dia do nascimentos praticamente todos os dentes decíduos têm a sua formação concluída e aos 6 meses de vida, habitualmente, erupcionam os primeiros dentes decíduos, os incisivos centrais inferiores.

Quando o bebé atinge os 24-30meses de idade, todos os dentes decíduos já devem ter erupcionado, caso isto não ocorra, o bebé deve ser consultado por um médico dentista para avaliar a situação e verificar quais os factores impeditivos da normal erupção da dentição.

A dentição decídua é constituída por 20 dentes, 10 superiores e 10 inferiores:

  • 2 incisivos centrais
  • 2 incisivos laterais
  • 2 caninos
  • 4 molares, por arcada.

 

 

Até aos 6 anos de idade a criança apresenta a dentição decídua.

 

A Dentição Definitiva

 

A dentição definitiva tem inicio com a erupção do primeiro molar por volta dos 6 anos de idade, atrás dos molares decíduos. A erupção dos dentes da arcada inferior, por norma precede os da arcada superior.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: