História

5000 a.C. –  Um texto sumério descreve “vermes do dente” como a causa das cáries

2600 a.C. –  Primeira referência a uma pessoa identificada como praticante dedentária. Era o egípcio Hesy-Re, frequentemente chamado de 1ºdentista.
500-300 a.C. – Hipócrates e Aristóteles escreveram acerca da arte dentária incluindo a erupção padrão dos dentes, tratamentos a dentes cariados, extracção dentária com forceps e a utilização de arames para fixar dentes perdidos e maxilares fracturados.
100 a.C. – O Romano Celsus escreveu, no seu importante compêndio de medicina, sobre a higiene oral, colocação de dentes perdidos, tratamentos para dores de dentes e fracturas de maxilares.
500-1000 –  Durante a Idade Média, na Europa, a medicina, a cirurgia e a medicina dentária eram praticadas pelos monges.
700 –  Um texto chinês sobre medicina menciona a utilização de “pasta de prata” como um tipo de amálgama.
1130-1163 – Éditos Papais proibiram os monges de executar qualquer tipo de cirurgia ou extracção dentária. Após os Éditos, os barbeiros tomaram o lugar dos monges visto que já costumavam ajuda-los nas suas actividades cirúrgicas.
1210 – Surge, em França, uma agremiação de barbeiros. Havia dois grupos de barbeiros: os que foram treinados e educados para fazer cirurgias complexas e os que executavam serviços rotineiros de barbear e extracção dentária. Estes eram os cirurgiões-barbeiros.
1400 –  Uma série de decretos, em França, proíbem os cirurgiões-barbeiros de praticarem todos os actos cirúrgicos exceptuando a extracção dentária.
1530 – Foi publicado, na Alemanha, o primeiro livro dedicado unicamente à arte dentária. Escrito para barbeiros e cirurgiões que tratam a boca, o livro fala de higiene oral, extracção dentária, brocagem de dentes e colocação de obturações em ouro.
1760 – O inglês John Baker é o primeiro dentista, treinado sob o ponto de vista médico, a praticar na América.
1789 – O francês Nicolas Dubois de Chemant recebe a patente para dentes de porcelana.
1790 – Foi construída a primeira cadeira, feita especificamente para os pacientes dos dentistas, pelo dentista Americano notável Josiah Flagg.
1832 – James Snell inventou a primeira cadeira dentária reclinável.
1839 – Foi publicado o American Journal of Dental Science, o primeiro jornal sobre dentária do mundo.
1840 – Horace Hayden e Chapin Harris fundaram a primeira escola de medicina dentária de todo o mundo: o Baltimore College of Dental Surgery. Daqui saíram os primeiros Médicos de Cirurgia Dentária.
1840 – Foi fundada a American Society of Dental Surgeons.
1846 – O dentista William Morton fez a primeira demonstração pública, com sucesso, da utilização da anestesia com éter na cirurgia.
1859 – Formação da American Dental Association (ADA).
1866 – Lucy Hobbs, americana, foi a primeira mulher a conseguir o grau de medicina dentária.
1871 – James Morrison revolucionou a prática da medicina dentária ao patentear a broca eléctrica accionada por pedal.
1871 – O americano George Green recebe a patente pelo primeiro mecanismo eléctrico para dentária: um motor independente
associado a uma peça de mão.
1877 – Surge a primeira cadeira dentária com mecanismo hidráulico, por Wilkerson.
1880 – O tubo metálico flexível revoluciona tanto o processo de fabrico como o marketing da pasta de dentes. Até aqui, os dentífricos apenas existiam sob a forma de líquido ou de pó e eram feitos por dentistas. Eram vendidos em garrafas, recipientes de porcelana ou caixas de papel.
O tubo de pasta de dentes, pelo contrário, é produzido em massa nas fábricas, o seu marketing é feito em grande escala e é vendido em todos os estados dos E.U.A
1885 –  A primeira assistente de dentária é empregada pelo notável dentista Edmond Kells. As suas funções são assistir o dentista
durante o tratamento dos pacientes, a limpeza de instrumentos, o inventário, apontamentos, a contabilidade e a recepção
1890 – Willoughby Miller, um dentista americano a trabalhar na Alemanha, diz num livro seu que a cárie dentária é originada por micróbios. Isto provocou um grande interesse pela higiene oral dando origem a um movimento, a nível mundial, para promoção
de uma escovagem regular dos dentes e da utilização do fio dentário.
1896 – O dentista Edmond Kells fez a primeira radiografia dentária a uma pessoa viva nos E.U.A.
1905 – O químico alemão Alfred Einhorn formulou a anestesia local com procaína que mais tarde ficou com o nome comercial de
Novocaina.
1913 – Alfred Fones fundou a primeira Escola de Higiene Oral e ficou conhecido como o Pai da Higiene Dentária dado que foi o primeiro a  utilizar este termo.
1930-1943 – Frederick McKay, dentista do Colorado, verificou que níveis elevados de flúor na água de beber estavam associados a um baixo nível de cáries e a um alto grau de manchas castanhas no esmalte dos dentes.
1938 – Surge a primeira escova dos dentes feita com fibras artificiais (nylon).
1940 – Trendley Dean determinou o nível ideal de flúor na água de modo a reduzir as cáries dentárias sem manchar os dentes.
1945 – As cidades de Newburgh e New York introduziram fluoreto de sódio nas suas redes públicas de água.
1950 –  Começa a ser vendida a primeira pasta de dentes com flúor.
1957 – John Borden introduz a turbina de alta rotação. A Airotor consegue velocidades de 300 000 rpm e foi um sucesso comercial
instantâneo.
1958 – Surge uma cadeira dentária totalmente reclinável.
1960 –  Os raios Laser são desenvolvidos e aprovados para procedimentos em tecidos moles.
1960 – É comercializada a primeira escova de dentes eléctrica. Foi desenvolvida na Suiça depois da 2ª Grande Guerra e introduzida
depois nos E.U.A.
1962 – Rafael Bowen desenvolve Bis-GMA, a complexa resina utilizada na maior parte dos modernos materiais de restauro de dentes.
1990 – Entra-se na era da medicina dentária associada à estética com o aparecimento de novas cores de materiais de restauro, o aumento do branqueamento dos dentes e a colocação de implantes dentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: