Cárie Dentária

A cárie dentária é uma doença causada por bactérias e que resulta na destruição da peça dentária. As bactérias causadoras das cáries estão presentes na placa bacteriana que se forma sobre os dentes e as gengivas e que é uma massa branca formada por saliva, restos de comida e bactérias. As bactérias alimentam-se de açúcares e, quando os degradam, produzem ácidos que são os responsáveis pelo aparecimento das cáries devido às suas acções de dissolução e destruição do esmalte e de outras estruturas do dente.

 

Quando se desenvolve uma cárie é necessário proceder a um tratamento restaurador que se encarrega de eliminar a cárie e reconstruir o dente.

Durante um tratamento deste tipo, o dentista começa por eliminar os tecidos afectados e que estão contaminados pelas bactérias causadoras de cárie.

Após esta operação, o dente fica sem parte dos tecidos que constituem a sua anatomia normal, por isso, o médico dentista, para além de eliminar a cárie tem também de restaurar a forma original do dente para que este possa exercer a sua função com o máximo rendimento.

A restauração da forma anatómica do dente é feita através de uma obturação do dente, colocando uma amálgama, um compósito ou uma coroa cerâmica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: