Branqueamento Dentário

No âmbito da Medicina Dentária, a área da dentisteria estética constitui uma das formas mais equilibradas no que respeita ao binómio custo/beneficio, para proporcionar tratamentos estéticos rápidos a uma grande faixa da população.

Um dos tratamentos mais comuns é o branqueamento dentário.

Embora existam referências muito antigas aos branqueamentos dentários, só a partir do final do século passado é que se deu o “boom” deste tipo de tratamentos. Hoje em dia existem diversos materiais e técnicas de branqueamento, que seleccionados e usados correctamente, permitem resultados eficazes de forma segura.

É necessário ter em atenção os produtos disponíveis no mercado, quer seja em farmácias, supermercados e tele-vendas, ou seja, produtos de venda livre que são publicitados como branqueadores. Estes produtos tem uma eficácia menor e duvidosa e mais importante que a sua eficácia é a ausência de certificação e controlo de qualidade. Pela pouca ou nenhuma segurança deste tipo de produtos é aconselhável que não os utilize.

Para que possa efectuar um branqueamento dentário deve consultar o seu Médico Dentista, para que seja aconselhada sobre qual o melhor método e produto para o seu caso especifico.

Existem técnicas de branqueamento executadas ou acompanhadas por profissionais, podendo distingui-las de uma forma geral com base nas concentrações dos produtos químicos usados e na forma como são aplicados.

Os produtos podem ser aplicados em casa pelo próprio paciente usando uma goteira confeccionada por um profissional e que se adapta aos dentes de uma forma rigorosa. Neste caso a concentração do produto de branqueamento é reduzida, ao invés do branqueamento realizado no consultório pelo clínico, em que as concentrações são muito elevadas.

Normalmente, no primeiro caso é utilizada um concentração de 10% de peróxido de carbamida (que é o produto mais utilizado e estudado), enquanto em ambiente de consultório para além da concentração, o próprio produto é mais forte (peróxido de hidrogénio 37,5%). Por esta razão, só deve ser aplicado por profissionais sob condições perfeitamente controladas.

Caso Clínico

Antes

Depois

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: